Ordem da Estrela do Oriente

Nós sabemos, claramente, que a Ordem Internacional das Filhas de Jó não é a única entidade Paramaçônica existente. Nós temos a Ordem Demolay, Ação Paramaçônica Juvenil, Rainbow Girls, entre outras, e dentre essas entidades está a Ordem da Estrela do Oriente.

A ordem da Estrela do Oriente é uma fraternidade maçônica para adultos, em geral, Mestres Maçons e mulheres (com devido parentesco maçônico), que tenham acima de 18 anos. A ordem foi criada pelo Dr. Robert Morris (advogado, escritor, poeta e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do estado de Kentucky/EUA), em 1850, e chegou ao Brasil em 1997.



Os propósitos dessa Ordem (muito semelhantes aos da OIFJ) são, através de seus trabalhos ritualísticos, edificar o caráter de seus membros, ressaltando valores morais, espirituais, cívicos, entre outros, bem como, fazer ações beneficentes e dar apoio a outras entidades paramaçônicas como as Rainbow Girls e Filhas de Jó.

As organizações da Ordem são denominadas "Capítulos" (como na Ordem DeMolay). As reuniões acontecem de forma mensal, sempre num Templo Maçônico.

Apesar de todas as semelhanças, a Ordem da Estrela do Oriente guarda algumas distinções da Nossa. Por exemplo: Somente quem é iniciado na Ordem tem direito a participar das reuniões ritualísticas, nem mesmo os Mestres Maçons ou quaisquer outras autoridades Maçônicas (não iniciadas na ordem) têm acesso à ritualística e/ou segredos da Ordem.

Muitos Membros de Maioridade e Tias dos Conselhos Guardiões dos Bethéis, fazem parte da Estrela do Oriente. Vale ressaltar esse caráter de valorização do feminino, a Ordem da Estrela do Oriente de bases fundamentadas na feminilidade, na relação mulherxmundo, a mulher na Bíblia, entre outros.

A Ordem, como as demais, tem seu ritual, cargos e símbolos próprios, inspirados na Bíblia Sagrada. O símbolo que você viu no início do post, a estrela de cinco pontas, com cores vermelha, azul, amarela, branca e verde é o emblema da Ordem, cada um destas pontas é representação de Mulheres da Bíblia Sagrada.


AZUL - ADAH - A filha
AMARELO - RUTH - A viúva

BRANCO - ESTHER - A esposa
VERDE - MARTHA - A irmã
VERMELHO - ELECTA - A mãe


Se você se interessou, tem mais de 18 anos e quer fazer parte, entre em contato com algum membro da Ordem da Estrela do Oriente. Os trâmites para admissão são bem parecidos com os das Filhas de Jó: Petição, Sindicância, Aprovação e Iniciação. Por certo, é uma Ordem que enriquece ainda mais a vida de seus membros e da familia maçônica.

"...Sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um Ente Supremo."

Claro que há muito mais sobre a ordem do que nessas meras linhas em que tentei resumir o básico da Ordem, se tiver interesse em saber mais sobre os cargos, como fundar, como participar, locais que possuem e etc, indico alguns sites:

Site Oficial da Ordem (em inglês)

http://ordemdaestreladooriente.blogspot.com/

http://www.capitulocruzeirodosul.org.br/

http://www.capitulomoralejustica.com.br/index.php

Comunidade Maçônica - Estrela do Oriente

Sol Brilhando - Estrela do Oriente


Postado por Clarissa Santos - PHR, PP, Musicista do Bethel #008 HR Elba de Souza Monteiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Constitutiva do Bethel

Teste de Proficiência

A nossa fundadora